Técnica Rural mostra o trabalho do Clube da Irrigação no Rio Grande do Sul

Objetivo é aumentar a rentabilidade e a produtividade dos produtores gaúchos; o programa vai ao ar nesta terça, dia 11, às 6hHá quatro anos um grupo de produtores da região noroeste do Rio Grande do Sul e empresas dos mais variados segmentos de tecnologia para o agronegócio uniram-se em busca da mais alta eficiência nas lavouras. O Técnica Rural mostra o trabalho que está sendo feito pelo Clube da Irrigação, que pretende aumentar a rentabilidade e a produtividade dos produtores de soja gaúchos.

O programa foi produzido durante o Tour Verde – Soja, promovido pelo Clube em janeiro na fazenda Nossa Senhora de Fátima, no município de Pejuçara. Durante o evento, os participantes puderam conhecer as atividades do Clube e também das empresas parceiras.

O presidente do Clube da Irrigação, João Augusto Telles, explica que o Tour – Verde busca uma maior produtividade para a soja.

– Nosso objetivo maior é atingir essas 120 sacas por hectare de soja e de 300 sacas de milho. Pelas condições e pelas tecnologias aplicadas nas lavouras, com certeza, se não chegar as 120 sacas, chegaremos muito perto disso – afirma Telles.

O Clube

O Clube da Irrigação foi criado em 2010 por iniciativa da Comissão de Irrigantes da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e da Dekalb, divisão de sementes de milho do grupo Monsanto. A necessidade de se obter informações técnicas e econômicas sobre o manejo e a eficiência das novas tecnologias existentes no mercado, como agricultura de precisão, genética de sementes, manejo de sistemas e irrigação para o aumento da produtividade. Para isto, o grupo conta com parceiros como as empresas Stara e Fockink, a Universidade Federal de Santa Maria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).

Nos primeiros anos foram implantadas áreas experimentais cultivadas com milho e irrigadas com pivô central em propriedades rurais na metade norte do Estado, onde foram obtidos picos de produtividade de até 280 sacos por hectare. Em 2013 juntaram-se ao grupo as empresas Mosaic, Intacta RR2 Pro e Sistema Roundup Ready Plus.

Na safra de grãos 2013/2014 o Clube da Irrigação está realizando intervenções em quatro lavouras de milho nos municípios de Nonoai, Bagé, Seberi e Cachoeira do Sul, e em quatro lavouras de soja nos municípios de Seberi, Santo Augusto, Pejuçara e Cachoeira do Sul, todas em áreas irrigadas por pivô central. Nessas propriedades se busca alcançar a produtividade de 300 sacos de milho e 120 sacos de soja por hectare.

 

Clique aqui para ver o vídeo