O cenário para as exportações de soja e milho do Brasil apresenta resultados positivos. De acordo com dados fornecidos por Giovani Ferreira, diretor de conteúdo do Canal Rural, as duas commodities fecharam o primeiro semestre deste ano com volumes embarcados superiores em comparação ao mesmo período de 2022. Abaixo, confira a análise de cada:
Soja
“Estamos vendo uma série histórica do semestre. Exportamos quase 61 milhões de toneladas. Nunca se exportou tanta soja no Brasil”, afirmou Ferreira. De acordo com Giovani, previsões conservadas estimam que ao final de 2023 terão sido exportadas 95 milhões de toneladas. “Podemos chegar a 100 milhões de toneladas, sim. Não é impossível”, disse.
Milho
Conforme números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), de janeiro a junho, a exportação de milho também chegou ao volume recorde de 11,6 milhões de toneladas. “No ano passado fizemos 43 milhões de toneladas. A expectativa para este ano é de 48 milhões de toneladas”, falou ele, complementando que, caso se chegue a 50 milhões de toneladas, o Brasil assumirá a liderança nas exportações de milho.
Soja e milho
“Se for comparar com 2019, há um crescimento de 40% nos números deste ano”, explicou. Ferreira ainda advertiu que, mais importante do que produzir em grande quantidade, é necessário haver investimento em armazenagem, com recursos destinados inclusive no Plano Safra 2023/24.
Mato Grosso produz mais milho que a sua capacidade de armazenagem
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.