Os produtores de soja brasileiros estão enfrentando problemas na safra 2021/22 devido aos problemas de estiagem na região Sul e excesso de umidade no Centro-Norte. Este cenário é reflexo do fenômeno climático La Niña, algo que o Projeto Soja Brasil já havia alertado em agosto. Contudo, mesmo com esses percalços, a estimativa de produção recorde do grão se mantém.
Para marcar oficialmente o trabalho de retirada da oleaginosa do solo, a tradicional Abertura Nacional da Colheita da Soja já tem data marcada: 17 de fevereiro, a partir das 9h (horário de Brasília), na Fazenda Progresso, em Sebastião Leal, no Piauí. Será a primeira vez que o aguardado evento acontece no estado, cuja área de semeadura gira em 893,2 mil hectares, aumento de 8% frente à temporada 2020/21.
Além do esperado enfileiramento de colheitadeiras, mostrando a pujança do setor, também fará parte da programação do dia debates de temas imprescindíveis aos agricultores. Desta forma, como driblar os custos de produção com tecnologia; perspectivas de mercado e logística serão enfatizados pelos maiores especialistas da soja no Brasil.
A Abertura Nacional da Colheita da Soja é uma iniciativa do Projeto Soja Brasil com a Aprosoja Brasil.