O plantio da soja se encaminha para a reta final no Brasil. Segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado, 93,5% da área de 38,4 milhões de hectares já foi semeada, um pouco atrasado na comparação a 2019 e a média histórica. Por enquanto apenas três estados já terminaram o plantio da soja. Outros cinco já plantaram 95% ou mais.
Os trabalhos atuais estão levemente atrasados em relação ao ano passado, quando 94,2% da safra já estava plantada, e também atrás da média normal para o período, que é de 94,3%. Na semana anterior, o índice era de 88,9%.
Os únicos estados que já terminaram os trabalhos são Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul, todos na semana passada. Entretanto outros três já se encaminham para o fim, tendo plantado 99% de suas áreas estimadas: São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
Rio Grande do Sul
O levantamento da Emater-RS mostra que o plantio da soja chegou a 80% da área de 6 milhões de hectares previstos para serem semeados nesta safra 2020/2021. Isso representa um forte avanço de quase 20 pontos percentuais, ante a semana anterior (61%). Entretanto, os trabalhos atuais seguem atrasados em comparação a 2019 e a média histórica, ambos em 88%.
Paraná
O plantio da soja foi finalmente concluído nos 5,5 milhões de hectares previstos no Paraná, segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral). De maneira geral a quantidade de lavouras em boas condições aumentou, desde a semana passada.
No ano passado o plantio foi concluído no mesmo período que este ano. Ou seja, apesar do atraso inicial de 2020, os produtores conseguiram correr para instalar suas lavouras de soja a tempo.
Mato Grosso
A semeadura da safra de soja 2020/21 do Mato Grosso atingiu 100%, conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com número obtido até 11 de dezembro. Na semana anterior, o índice era de 99,92%. No mesmo período do ano passado, o plantio estava em 100%.