A Bahia iniciou o plantio da soja mais cedo nesta safra 2021/2022. Com as chuvas regulares do início de outubro, que também beneficiaram as lavouras do Centro-Oeste, o produtor baiano fez a instalação com mais agilidade. Tanto é que o estado já conta com 92% da área semeada, conforme levantamento da última sexta-feira (3) da consultoria Safras & Mercado.
No entanto, o que foi motivo de festa durante a semeadura, acende uma luz vermelha para a época da colheita. Isso porque, de acordo com o presidente da Aprosoja-BA, Leandro Kohn, os institutos meteorológicos preveem excesso de precipitação no estado em meados de fevereiro.
- Valor gerado pela soja na Bahia teve aumento histórico em 2020
- Bahia deve aumentar em 3,5% a produção de soja na safra 21/22
Segundo ele, a água também não tem deixado de cair agora, em dezembro. “Nesta semana tivemos fazendas registrando em torno de 130 mm de chuva em uma única noite. […] estamos na reta final do plantio, com poucas propriedades que ainda vão semear. O produtor fez o plantio em uma época muito favorável para a cultura da soja e acredito que, até o momento, está tudo dentro da normalidade”, conta. Por isso, Kohn diz que é cedo para falar em super safra na Bahia.