A colheita da safra de soja 2021/22 do Brasil está em 5% da área total esperada até a última sexta-feira (21). A estimativa parte de levantamento de Safras & Mercado. Na semana anterior a
colheita estava em 1,7%.
Os trabalhos estão adiantados em relação ao ano passado, que tinha índice nesta época de 0,5% e também em relação à média normal para o período, que é de 2,8%.
Assim, o estado mais avançado na colheita, como é de se esperar, é Mato Grosso, com 13% da área trabalhada, seguido do Paraná, com 8%. Veja o quadro com a evolução da colheita dividido por estado:
Outra consultoria que também fez estimativa de evolução da colheita foi a AgRural, mostrando os mesmos 5% de área colhida. Segundo a consultoria, o tempo mais firme em áreas com soja já pronta em Mato Grosso e o início dos trabalhos em um maior número de estados deram impulso à retirada do grão na semana passada.
Os reportes de produtividade seguiram satisfatórios em Mato Grosso, onde os casos de grãos avariados e com excesso de umidade diminuíram em relação à semana precedente devido às chuvas mais espaçadas.
Já no Paraná, os trabalhos seguiram concentrados no oeste e no sudoeste, com rendimentos bastante baixos por conta da quebra por estiagem. As chuvas recentes têm beneficiado as lavouras do resto do estado, mas chegaram tarde demais para o oeste e o sudoeste.