O fim de semana promete ser bastante chuvoso em boa parte do país. Várias regiões tem previsão de temporais, inclusive, com chance para alagamentos e deslizamentos. Nesta sexta o tempo seco ainda dará o tom, mas conforme o fim de semana chega a situação muda.
Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.
SUL
O tempo seco deve afetar a maior parte das áreas de soja do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta sexta-feira. Apesar disso, os dois estados podem ter chuvas pontuais no norte e leste , respectivamente. No Paraná há previsão de chuvas no norte e centro-leste.
No sábado, a região pode receber temporais generalizados. Os maiores acumulados devem ocorrer no Rio Grande do Sul e nordeste do Paraná. Atenção especial nas áreas da Campanha (RS), onde os acumulados de chuva tendem a ser bastante elevados e há risco para transtornos, como alagamentos, transbordamento de rios/córregos e enxurradas.
No domingo segue a previsão de temporais na região Sul, só que desta vez pode afetar os três estados. Os maiores acumulados podem ocorrer no sul gaúcho e centro-sul paranaense. As temperaturas caem em relação aos últimos dias e pode chover já durante a madrugada e manhã, persistindo durante a tarde e noite.
SUDESTE
A sexta-feira será marcada por chuvas manchadas em todas as áreas de soja de São Paulo e Minas Gerais. Os acumulados não devem ser grandes no dia.
No sábado as chuvas ganham intensidade centro-sul de São Paulo e noroeste de Minas Gerais. Mas há previsão de chuvas manchadas no restante das áreas paulistas e no centro-sul mineiro.
Segundo a meteorologia, o domingo ainda será bastante chuvoso em São Paulo, triângulo mineiro e oeste de Minas Gerais. A parte leste de Minas deve seguir com tempo firme e seco.
CENTRO-OESTE
A semana termina com previsão de chuva forte em boa parte da região Centro-Oeste do Brasil, O sol aparece entre muitas nuvens e as temperaturas ficam abaixo dos 30°C em boa parte da região. Destaque mais que especial para o sul de Mato Grosso, e na região norte e oeste de Mato Grosso do Sul, onde são esperados os maiores acumulados de chuva.
Neste sábado, se mantém o risco de chuva forte e temporais nos três estados da região Centro-Oeste. Destaque para o centro-sul de Goiás, sul de Mato Grosso e praticamente todo o estado de Mato Grosso do Sul, onde a chuva ocorre com maior intensidade e volumes elevados.
No domingo, segue o risco para chuva intensa desde Mato Grosso do Sul, Goiás e sul de Mato Grosso, onde o céu fica nublado, as temperaturas permanecem abaixo dos 30°C e pode chover de forma intensa a qualquer hora do dia.
NORDESTE
A sexta-feira terá menos chuvas que o previsto anteriormente, e o oeste da Bahia terá um dia praticamente seco. Segundo a meteorologia, há chance para garoas leves e manchadas na região. Já no Piauí, as chuvas ocorrem apenas na parte oeste do estado. No Maranhão, as chuvas devem afetar desde o sul até a parte central do estado, com os maiores acumulados previstos para acontecer no leste do estado.
No sábado, a previsão indica a volta das chuvas nas áreas de soja do oeste da Bahia, ou pelo menos em parte dela. No Maranhão as instabilidades seguem atuando sobre todo o sul e centro do estado. Há chance para temporais na parte sul maranhense. Já no Piauí, há chance de boas chuvas na parte central e leste do estado.
No domingo ainda deve chover no extremo oeste da Bahia, bem nas áreas na divisa. Já no Piauí as chuvas devem se concentrar na parte oeste, na divisa com o Maranhão, que terá chuvas nessa região e no sul do estado.
NORTE
A semana termina com destaque para chuva que segue intensa no Amapá. Chove de maneira expressiva também sobre o Tocantins, onde os acumulados mais uma vez podem ser elevados, inclusive na região de Palmas. Nas demais áreas da região Norte, os temporais ocorrem de maneira mais isolada e sem grandes volumes generalizados.
Neste sábado, a combinação entre calor e umidade segue sendo o principal responsável pela formação de nuvens carregadas e temporais isolados na região Norte do país, onde há previsão de chuva especialmente durante a tarde. No Amapá os volumes seguem expressivos.
No domingo, pouca coisa muda no padrão de tempo da região Norte, há previsão para pancadas isoladas de chuva em toda a região, com destaque para o Amapá, onde serão observados os maiores acumulados.