As lavouras de soja do Paraná apresentaram uma leve melhora agora na primeira semana de janeiro, ao mesmo tempo em que uma pequena parcela de áreas já está pronta para a colheita. As informações são do levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria de Agricultura do estado.
Até o dia 5 de janeiro, 79% dos 5,5 milhões de hectares com soja do Paraná estavam em boas condições, 17% em médias condições e 3% das áreas estão ruins. Isso representa uma melhora, se comparado ao último relatório do Deral, de dezembro, onde 77% estavam boas, 19% média e 4% ruins.
Entre os 20 núcleos regionais acompanhados (veja o mapa abaixo para entender), o de Pato Branco é o que possui mais áreas em condições ruins, cerca de 15% da área total de 321 mil hectares. Laranjeiras do Sul (136 mil hectares) e Toledo (487 mil hectares) aparecem na sequência com 10% de áreas ruins cada um.
Estádio das lavouras
Segundo o levantamento do Deral, 1% dos 5,5 milhões de hectares de soja do Paraná entraram na fase de maturação, ou seja, estão prontas para colheita.
Entre os 20 núcleos, 3 estão com 5% de suas áreas prontas para colheita:
- Laranjeiras do Sul (plantou um total de 136 mil hectares)
- Cornélio Procópio (plantou um total de 352 mil hectares)
- Irati (plantou um total de 190 mil hectares)
O restante das lavouras se divide entre as fases: 23% em desenvolvimento vegetativo, 41% em Floração e 34% em enchimento de grãos.