RETOMADA

Produção de soja deve aumentar 130% em 2023/24 na Argentina

País vizinho tende recuperar as grandes perdas sofridas na safra passada e aumentar área plantada em 3%

A área a ser plantada com soja para a safra 2023/24 na Argentina deve atingir 16,8 milhões de hectares, um aumento de 3% em relação à temporada anterior, segundo estimativas da consultoria Safras & Mercado.

A produção está estimada em 48,50 milhões de toneladas, um aumento de 130% em relação à campanha passada, quando apenas 21,1 milhões de toneladas foram colhidas, resultado da forte seca.

As províncias que teriam a maior produção de soja seriam Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé, Santiago del Estero e Entre Ríos.

Depois de uma das piores safras da oleaginosa argentina, espera-se uma recuperação significativa em termos de área, rendimento e produção.

Assim, as províncias mais significativas que foram fortemente afetadas durante 2022/23 (Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé, Entre Ríos e La Pampa) devem apresentar um forte aumento, voltando à normalidade.

Por outro lado, a região norte do país pode ter uma diminuição em sua área plantada. Assim, pode gerar uma queda em termos produtivos, mas não representativa a nível nacional.