As lavouras de soja na região da Cooperativa Coopavel, que atua em 20 municípios do oeste e sudoeste do Paraná, enfim recebem chuvas benéficas nesta terça-feira (4), após 40 dias sem precipitações. As informações são de fonte da cooperativa, que concedeu entrevista exclusiva à Agência Safras. “Espero que chova o dia interno”, comenta. A última chuva havia sido no dia 24 de novembro.
A quebra de safra na região pode superar 50% por causa da estiagem. “Inicialmente, esperávamos 4.080 quilos por hectare. Agora, o rendimento está estimado em 1.990”, lamenta o entrevistado. Na temporada passada, a produtividade média ficou em torno de 3.750 quilos por hectare.
A colheita já iniciou na região e atinge 0,5% da área. “O tempo seco antecipou o ciclo em quase 30 dias, pois fez uma maturação forçada”, explica a fonte. “Pelo menos, vai ser bom para a safrinha”, acrescenta.
Das lavouras restantes, 11% estão em fase de maturação, 62% em enchimento de grão e 27% em floração. A área está estimada em 412 mil hectares para a temporada 2021/22. Na safra anterior, foram 335 mil hectares.