Os próximos dias devem ser de calor excessivo em algumas áreas do país. Essas condições estressam ainda mais as lavouras de soja dos estados do Sul e de Mato Grosso do Sul. Neste estado, aliás, as máximas podem chegar a 42°C.
Já no Rio Grande do Sul os termômetros chegam aos 40º e devem continuar assim pelo menos até a próxima quarta-feira (26). No município de Uruguaiana (RS), por exemplo, a temperatura diminui a partir de quinta-feira (27), mas não tanto: ficará em torno dos 33ºC. O início de fevereiro traz chuva para a região, mas não resolve as perdas da lavoura, que já são irreversíveis.
Onde chove?
De 22 a 26 de janeiro, a chuva se concentra no Norte do país, mas isso muda a partir do dia 27 até o dia 31. Nesse intervalo, o acumulado chega a 70 mm em Santa Catarina e 30 mm no Rio Grande do Sul. No entanto, o calor permanece.
De 1 a 5 de fevereiro, até 50 mm são esperados para o Paraná e em Mato Grosso, 70 mm em parte do interior de São Paulo e 30 mm em Mato Grosso do Sul.
O próximo mês também traz o retorno das chuvas em áreas da Bahia. Por ora, o tempo permanece mais seco no estado baiano e mais úmido no Maranhão e no Piauí.