A chuva que tem ajudado na instalação da lavoura de soja nesta safra 21/22 começa a atrapalhar a finalização da semeadura. Isso porque o nível de precipitação está bastante elevado em Mato Grosso, Goiás e no interior do Matopiba.
Já na região Sul, o tempo fica firme neste começo de semana. Contudo, para o início de terça feira, a previsão é de geada nas regiões mais altas de Santa Catarina. O fenômeto, atípico para novembro, em plena primavera, se deve ao La Niña, que causa o resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico.
Ainda assim, o cenário de redução de umidade nos três estados do pé do mapa podem beneficiar os trabalhos em campo, visto que a umidade foi intensa na região em outubro.
Acumulados de chuva
Entre 14 e 18 de novembro, os maiores acumulados de chuva devem ficar na região Centro-Oeste. No sul de Goiás, noroeste de Mato Grosso do Sul e em algumas regiões de Mato Grosso, como Primavera do Leste, a estimativa é de 70 mm no período.
Porém, antes disso, entre os dias 11 e 14, pode chover até 130 mm entre Goiás e Mato Grosso. De acordo com levantamento da última sexta-feira (5) produzido por Safras & Mercado, os dois estados estão com 79% e 96% da lavoura de soja instalada, respectivamente. Acompanhe aqui o andamento do plantio em cada unidade federativa.