A colheita da soja atinge 80% da área de 6 milhões de hectares semeados na safra 2020/2021 no Rio Grande do Sul. O percentual ainda é inferior aos 93% da temporada anterior e aos 89% da média dos últimos cinco anos. Mas vale destacar o grande avanço ante a semana passada, quando a colheita era de 61% apenas.
“A colheita de soja avançou significativamente na semana que passou devido ao favorecimento do clima seco. Assim, 80% da safra está colhida no estado. O produtor está satisfeito com a produtividade e com os preços praticados, que continuam em alta”, afirma a entidade.
Segundo a Emater, além dos 80% o restante das lavouras se dividem entre: 2% em enchimento de grãos e 18% em maturação.
Confira a análise da Emater para as regiões:
Bagé
O clima favorável permitiu que o percentual de lavouras colhidas evoluísse, alcançando 65% da área cultivada.
Fronteira Oeste
A operação está mais adiantada, e alguns municípios já superam os 80%.
Campanha
Lavouras estabelecidas a partir da segunda quinzena de dezembro entram na fase de maturação, tornando menor o percentual de avanço da colheita. As produtividades são variáveis (15 a 80 sacos por hectare), mas na maior parte das lavouras colhidas situou-se próxima de 50 sacos por hectare.
Parte dos produtores relatam dificuldades operacionais na colheita de cultivares com vigor excessivo e com decorrente acamamento de plantas. As lavouras ainda em maturação sofreram estresse devido ao baixo volume de chuvas durante abril, o que poderá refletir em diminuição de produtividade.
Os produtores reservaram parte da produção para o uso como sementes na próxima safra, pelo bom desempenho das lavouras neste ano, secagem a campo em condições adequadas e em prevenção à elevação de preço das sementes certificadas.
Ijuí
A colheita chega a 95% e diminui o ritmo com o menor número de produtores com áreas a colher. O clima seco favoreceu a operação. O produto colhido apresenta baixa umidade, alta incidência de grãos quebrados e verdes, devido à maturação desuniforme.
Com a retirada da cultura, os produtores intensificam a coleta de amostras de solo e realizam a distribuição de calcário nas áreas onde o laudo de análise recomenda correção da acidez do solo ou para elevar a saturação de bases da solução do solo.
Caxias do Sul
A semana de 19 a 25/04 transcorreu com predominância de tempo seco, favorecendo o avanço da colheita que já atinge os 85% da área cultivada. O rendimento médio estimado é de 3.763 quilos por hectare, mantendo excelente qualidade de grãos.
Erechim e Passo Fundo
Nestas regiões, 98% e 99% das lavouras estão colhidas, respectivamente. Na de Erechim, até o final desta semana a colheita terá sido encerrada. A produtividade média é de 3.720 quilos por hectare. Produtores vendem a soja assim que colhem.
Soledade
As condições de tempo seco das últimas quatro semanas favoreceram a colheita da soja, que atingiu 95% da área. O grão colhido é de ótima qualidade.
Frederico Westphalen
Por lá, 91% da área está colhida, 3% estão em maturação ou maduro e a área restante, cultivada em segunda safra sobre áreas de milho, feijão e tabaco, está em fase de enchimento de grãos. A colheita ocorre normalmente, pois o tempo firme e as temperaturas amenas são adequadas para a atividade.
A qualidade do produto colhido é muito boa, e a produtividade está em 3.660 quilos por hectare, 5% superior à expectativa inicial e 44% maior que a do ano passado.
Santa Maria
A colheita avançou para 75% da área implantada, que chegou a mais de um milhão de hectares. O rendimento médio obtido está muito bom.
Pelotas
O clima continuou seco, favorecendo o avanço da colheita, que chegou a 61% das áreas. Os restantes 39% estão no estágio de maturação e maduro por colher. Destaques em área colhida das lavouras de soja para Tavares, com 95%; São Lourenço do Sul, 85%; Pelotas, 80% e Arroio Grande, 78%.
Com o avanço da colheita, as produtividades aumentam, confirmando as projeções de ótimas produtividades e produções, resultando na maior safra da história da região. Devido à grande safra em colheita, há filas de caminhões carregados de soja em todos os cerealistas. A expectativa para descarregamento do grão é de no máximo 36 a 40 horas de espera.
Porto Alegre
A colheita chegou a 73% da área, avançando bem durante a semana, pois o clima seguiu favorável à atividade. O tempo seco proporciona grão de excelente qualidade, com reduzidas perdas de colheita.
Santa Rosa
A colheita avançou para 85% da área de soja. Durante a semana que passou, foi observada intensa movimentação de máquinas colhedoras que se deslocavam entre uma e outra lavoura e também de caminhões que transportavam o produto colhido.
Em certa medida, não foram observadas filas nas cerealistas e cooperativas, pois essas unidades de recebimento se prepararam melhorando as condições de descarga. A produtividade segue dentro do projetado.