Soja Brasil

Soja: frente fria chega com chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Destaque para o Rio Grande do Sul, com acumulado que pode atingir 130 mm devido a áreas de instabilidade

A semana começou com tempo firme e altas temperaturas em quase todas as regiões do país. No Centro-Oeste a máxima chegou a 35°C no final de semana e nesta segunda-feira. Já na sexta-feira passada, a cidade de Criciúma, em Santa Catarina, registrou temperatura recorde para um mês de agosto: 38,9°C. Mas o tempo vai mudar nos próximos dias, com chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Vidro embaçado pela chuva. É possível ver estrada rural temporais tempo chuvas soja temporais
Foto: Pixabay

Confira como vai ficar o tempo nesta semana:

SUL

Para os próximos cinco dias, pode chover até 130 mm no sul do Rio Grande do Sul devido a áreas de instabilidade, de acordo com a Somar Meteorologia. Já no norte do estado, o volume não deve ultrapassar 15 mm. O mesmo vale para Santa Catarina. Porém, até o fim da semana, a frente fria avança para o leste do Paraná, provocando volumes de até 70 mm.

SUDESTE

A semana começou com tempo seco e temperaturas elevadas, o que intensifica a ocorrência de queimadas em matas, principalmente no interior da região. Entretanto, ao longo da semana, a chuva dá as caras em São Paulo, sobretudo nas áreas mais próximas ao Paraná. Em outras regiões do estado paulista, o acumulado não deve passar de 15 mm. Para os demais estados do Sudeste, apenas na semana que vem é prevista uma frente fria, com chuvas de até 15 mm na parte sul do Rio de Janeiro e Minas Gerais, bem como na área litorânea do Espírito Santo. Nas demais localidades, chuvas ainda mais leves, de 5 mm, exceto no norte de Minas, que permanece seco.

CENTRO-OESTE

Os próximos dias deverão manter a temperatura quente e o clima seco na região. Mais para o final da semana, a aproximação de uma frente fria deve provocar chuvas com acumulados que poderão chegar a 50 mm no sul do Mato Grosso do Sul. Apenas na semana que vem a água deve cair nos demais estados, mas com precipitações de no máximo 10 mm no sul de Goiás e sul e norte de Mato Grosso.

NORTE

Para essa semana, áreas de instabilidade mantém a chuva no extremo norte do país. Acumulados de 15 a 30 mm na faixa norte da região e no oeste do estado do Amazonas. Entre Tocantins, a maior parte do Pará e de Rondônia a chance de chuva é muito pequena, com chances de aumento de queimadas, principalmente entre Tocantins e Pará. No entanto, na semana que vem a chuva se espalha um pouco mais, com destaque para Roraima e o oeste de Amazonas, com até 50 mm.

NORDESTE

O Nordeste só deve registrar chuvas ao longo da costa litorânea. A previsão é de pancadas isoladas durante a semana no norte do Maranhão e em toda a faixa leste da região, com no máximo 15 mm.