As compras pela internet ainda são, majoritariamente, concentradas nos setores da moda, beleza, perfumaria e saúde. No entanto, o agro pode tomar uma importante fatia deste mercado e facilitar a vida do produtor rural, mas ainda existem alguns obstáculos para que isso aconteça, como a confiança do usuário no sistema, de acordo com o CEO da Orbia, Ivan Moreno.
“O produtor vai começar a perceber que o marketplace é tão seguro quanto uma compra feita em loja física. Por sinal, quem atende o pedido de um marketplace é uma loja física […]”, diz. “Com o tempo, esse certo receio [pela compra online] vai começar a se dissipar dentro do nosso mercado”, acredita.
Moreno simplifica a questão ao equiparar um marketplace a um shopping center: “No marketplace se tem toda a parte de serviços, que seria, por exemplo, a praça de alimentação do shopping como se fossem os serviços de crédito e o lojista do shopping center é como se fosse o lojista do marketplace. Então cada distribuidor da região pode montar a sua própria loja dentro do marketplace”, conta.
Assim, o produtor pode comprar o produto da loja que já está acostumado a adquirir, mas dentro do sistema online, contando com serviços e facilidades, muitas vezes, exclusivos. “Há uma série de benefícios que são comuns com marketplaces de mercado, como a possibilidade de comparar preços dentro de uma região, ver a reputação de um distribuidor que está ofertando o produto, a possibilidade de rastrear a entrega, a comodidade de fazer uma compra sem sair de casa”, enumera.
A respeito das especificidades do agro, Moreno destaca a oferta de crédito como diferencial. “No momento em que o produtor monta um carrinho de compra, ele pode decidir se fará o pagamento diretamente para o distribuidor ou se vai tomar o financiamento por meio de uma instituição financeira que, eventualmente, pode ter uma condição de crédito mais vantajosa para ele. Também há a possibilidade de pagar essa compra com os grãos, com a sua produção, fazendo uma venda da commodity e usá-la como meio de pagamento para uma compra”, explica.