Utilizar o período de entressafra da soja para planejar a próxima temporada é uma prática comum entre os produtores. Desta forma, a capacitação profissional é uma boa pedida para quem busca melhorar as operações futuras na lavoura.
Para o gerente técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar-MS), José Pádua, um curso que ajuda a evitar perdas e desperdícios é o de pulverização, onde se é instruído a fazer o ajuste fino da máquina, com especial atenção aos bicos e na assertividade da aplicação do defensivo.
Segundo ele, a tecnologia de aplicação avançou muito na agricultura. “Existe hoje uma grande variação de bicos, de formatação, de regulagens desses implementos que trazem grande economia, dependendo dos objetivos que se tenha, da cultura e de seu estágio”, conta.
Pádua destaca que o Senar dispõe de instrutores e outros parceiros, como a Bayer, para trazer conhecimento aos trabalhadores do campo, inclusive em feiras agrícolas, além de cursos sob demanda em sindicatos rurais e nas próprias fazendas dos produtores.