Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aliança da Soja

Doença da soja causa prejuízo de até cinco sacas por hectare

Patologia também provoca baixa de 4% no vigor dos grãos; Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina registraram aumento da praga nas últimas safras

No mundo, já foram encontradas mais de 100 doenças diferentes que atacam a cultura da soja. No Brasil, o registro é de 40 patologias, entre elas, a cercosporiose ou infestação por cercóspora. A praga atinge a planta no final do ciclo, deixando os grãos roxos e comprometendo a qualidade final.

O fungo causador pode permanecer em restos culturais como a palhada e alterar, além da qualidade, a quantidade de grãos. Quando não controlada logo no início, a doença causa perdas de três a cinco sacas por hectare.

De acordo com o engenheiro agrônomo e professor de fitopatologia e tecnologia de aplicação, Marcelo Gripa Madalosso, outro ponto a ser observado é o teor de proteína do grão, que diminui cerca de 4%. “É assustador a quantidade de proteína a menos, quando eu tenho o grão atacado por cercospora, principalmente, aquele grão roxo”.

Segundo ele, a diminuição do vigor da semente tem caído muito, especialmente em variedades precoces e superprecoces.

A cercosporiose rasga o tegumento, que é a casca da soja, perdendo a proteção do grão. “Com isso, permite a entrada de umidade e isso deprecia o vigor e a qualidade do grão. A gente tem que ficar muito atento porque, principalmente, as áreas produtoras de soja no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina teve a presença de cercospora aumentando muito nas últimas safras”, finaliza.

Sair da versão mobile