Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aliança da Soja

Pesquisador detalha características de novas cultivares de soja

Embrapa disponibiliza uma convencional e três transgênicas voltadas às características do Cerrado

Para a safra 22/23, os produtores de soja de Mato Grosso e de toda a região do Matopiba já podem contar com novas cultivares desenvolvidas pela Embrapa. As variedades apresentam elevado potencial produtivo, estabilidade de produção e adaptabilidade em solos do Cerrado brasileiro.

Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto, o lançamento contempla uma cultivar convencional e três transgênicas. “Como as cultivares são voltadas ao Cerrado, atendem as especificidades de cerca de 22% do território nacional. São materiais de ciclo precoce a ciclo médio, atendendo a produção de soja com sustentabilidade em todos os estados da região Centro-Oeste, sobretudo os principais produtores, como Mato Grosso, Goiás, Bahia, Tocantins e Minas Gerais”.

Silva Neto lembra que o produtor deve sempre adquirir a cultivar que mais se adapta a sua região. “Temos no Brasil uma extensão continental, onde existem variações de solo, de clima, de patógenos no solo e no ambiente, então a cultivar de soja deve ser muito bem escolhida visando atender a necessidade regional ou mesmo da própria fazenda, porque, às vezes, uma propriedade tem uma realidade e a do vizinho na mesma região já tem outra”, considera.

semente de soja
Foto: Embrapa Soja Arquivo

O pesquisador enfatiza, ainda, que em períodos de custos de produção elevadíssimos por conta da alta dos principais insumos, a genética de uma nova variedade de soja visa solucionar problemas e os fatores limitantes à produtividade da soja, como a seca, os nematoides, pragas e fertilidade em diferentes tipos de solo. “Há cinco anos nós da Embrapa estamos desenvolvendo variedades de soja pensando em garantir a rentabilidade do produtor. Temos um grande foco na questão da eficiência do uso de fertilizantes e esses quatro materiais que estão sendo lançados agora são variedades que foram selecionadas em ambientes com remineralizadores de solo, diminuindo custos com adubos”, conclui.

Sair da versão mobile