Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Notícias Aliança da Soja

Soja responde por 12% dos novos postos de trabalho no 3° trimestre

De julho a setembro de 2021 houve um acréscimo de 750 mil vagas: na sojicultura foram mais de 88 mil contratações

A população de trabalho ocupada no setor agropecuário subiu para 18,9 milhões no terceiro trimestre deste ano, uma alta de 10,24% em relação a igual período de 2020. Na agricultura, o desempenho da produção de soja resultou em grande participação nessa geração de empregos. De acordo com a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Nicole Rennó, o aumento ocorreu em toda cadeia produtiva do agro. “Esse crescimento nas ocupações foi verificado em todos os segmentos do agronegócio. Ele ocorreu dentro da porteira, na agropecuária, e ocorreu também depois da porteira, nas agroindústrias e nos serviços”.

O crescimento de postos de trabalho é uma recuperação da desaceleração causada pela pandemia. “Esse boom de resultado reflete duas forças. Uma parte disso é a recuperação de perdas de empregos que foram verificadas em decorrência da Covid. Tiveram [setor] o pior momento, o mais intenso, em termos de perda de ocupação no segundo e no terceiro trimestre de 2020. E uma outra parte desse bom resultado ocorre da conjuntura do agronegócio, que foi muito favorável desde 2020. O setor está indo bem e está gerando também mais empregos olhando para dentro da porteira”, ressalta.

Participação da soja

A cultura da soja foi responsável por 12% do total de novos postos de trabalhos na agropecuária no terceiro trimestre de 2021. De julho a setembro deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2020, houve um acréscimo de 750 mil vagas. Somente na sojicultura, foram mais de 88 mil contratações. Para 2022, o crescimento deve ser menor, mas ainda assim com um cenário positivo.

“Achamos que não será tão boa como foi visto em 2020/2021, especialmente pelo desafio com os custos de produção elevados que vem por aí, mas ainda assim, deve ser uma conjuntura favorável e, por conta disso, estamos acreditando em uma continuidade dessa melhora no mercado de trabalho do setor, pelo menos nos próximos trimestres, no curto prazo”, conclui.

Sair da versão mobile