O trecho de pouco mais de 500 quilômetros é operado pela estatal Valec e faz parte do traçado da ferrovia que segue até Palmas (TO) e que foi concluído no ano passado. A decisão, publicada em resolução no Diário Oficial da União, refere-se ao transporte de carga e determina que a velocidade máxima dos trens seja de 40 quilômetros por hora.
O trecho da Norte-Sul entre Palmas e Anápolis será utilizado pela primeira vez nos próximos dias, pela empresa de logística VLI. A empresa usará os 855 quilômetros desse traçado para transportar 18 locomotivas novas.
A VLI, que pretende se habilitar como operador ferroviário independente (OFI) no novo trecho da ferrovia, “vem mantendo tratativas com a Valec para compra de capacidade futura que venha viabilizar o transporte de outras cargas no Tramo Sul (Anápolis – Palmas)”. Outras duas empresas especializadas em transporte de carga – Brado Logística, de Santos (SP), e Tora Transportes, de Contagem (MG) – entregaram pedidos de habilitação à ANTT para operar na ferrovia.