A maior parte dos solos de Alto Garças é arenosa, apropriada para pastagens. Porém, são grandes as áreas cultivadas com soja, milho e algodão. As análises de olhos revelam teor de areia de até 85%, com baixo teor de fósforo e potássio.
Leia também:
>>Produtores de soja investem em alternativa para controlar nematoides em MT
Existem várias opções de tecnologias para manutenção destes solos. Agricultores desta região têm praticado o seguinte sistema de sucessão e integração com pastagens, visando o aumento dos teores de matéria orgânica através de palha: braquiária adubada, após ganho de massa, serve de pastagem para o boi durante um ano e meio. No segundo e terceiro ano, a soja é cultivada durante o verão e sem cultivo de outono. No quarto ano, é semeada braquiária novamente.
O cultivo da soja de ciclo precoce em solos arenosos é difícil, porque esses materiais são bem mais sensíveis à estiagem. Mas o cultivo de soja precoce em solos arenosos é necessário para evitar possíveis ataques de ferrugem, que acontecem quando se tem variedades de ciclo mais longo.
O processo de aumento de matéira orgânica em solos arenosos via palha de braquiária tem viabilizado o cultivo de soja, atenuando os problemas decorrentes de estiagens.