Áureo Lantmann dá dica para melhor aproveitamento do solo arenoso

Sistema de sucessão e integração com pastagens é usado em Alto Garças, em Mato GrossoAlto Garças é um município do Estado de Mato Grosso com altitude de 754 metros e clima Tropical subsequente e úmido, com três meses de seca de junho a agosto. Na região, as precipitações giram em torno de 1.950 milímetros, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. A temperatura média anual de Alto Garças é de 22°C, sendo a máxima já registrada de 38°C e a mínima de 0°C.

A maior parte dos solos de Alto Garças é arenosa, apropriada para pastagens. Porém, são grandes as áreas cultivadas com soja, milho e algodão. As análises de olhos revelam teor de areia de até 85%, com baixo teor de fósforo e potássio.

Leia também:

>>Produtores de soja investem em alternativa para controlar nematoides em MT

>>Mais relatórios técnicos de Áureo Lantmann

Existem várias opções de tecnologias para manutenção destes solos. Agricultores desta região têm praticado o seguinte sistema de sucessão e integração com pastagens, visando o aumento dos teores de matéria orgânica através de palha: braquiária adubada, após ganho de massa, serve de pastagem para o boi durante um ano e meio. No segundo e terceiro ano, a soja é cultivada durante o verão e sem cultivo de outono. No quarto ano, é semeada braquiária novamente.

O cultivo da soja de ciclo precoce em solos arenosos é difícil, porque esses materiais são bem mais sensíveis à estiagem. Mas o cultivo de soja precoce em solos arenosos é necessário para evitar possíveis ataques de ferrugem, que acontecem quando se tem variedades de ciclo mais longo.

O processo de aumento de matéira orgânica em solos arenosos via palha de braquiária tem viabilizado o cultivo de soja, atenuando os problemas decorrentes de estiagens.