Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Áureo Lantmann dá dica para melhor aproveitamento do solo arenoso

Sistema de sucessão e integração com pastagens é usado em Alto Garças, em Mato GrossoAlto Garças é um município do Estado de Mato Grosso com altitude de 754 metros e clima Tropical subsequente e úmido, com três meses de seca de junho a agosto. Na região, as precipitações giram em torno de 1.950 milímetros, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. A temperatura média anual de Alto Garças é de 22°C, sendo a máxima já registrada de 38°C e a mínima de 0°C.

A maior parte dos solos de Alto Garças é arenosa, apropriada para pastagens. Porém, são grandes as áreas cultivadas com soja, milho e algodão. As análises de olhos revelam teor de areia de até 85%, com baixo teor de fósforo e potássio.

Leia também:

>>Produtores de soja investem em alternativa para controlar nematoides em MT

>>Mais relatórios técnicos de Áureo Lantmann

Existem várias opções de tecnologias para manutenção destes solos. Agricultores desta região têm praticado o seguinte sistema de sucessão e integração com pastagens, visando o aumento dos teores de matéria orgânica através de palha: braquiária adubada, após ganho de massa, serve de pastagem para o boi durante um ano e meio. No segundo e terceiro ano, a soja é cultivada durante o verão e sem cultivo de outono. No quarto ano, é semeada braquiária novamente.

O cultivo da soja de ciclo precoce em solos arenosos é difícil, porque esses materiais são bem mais sensíveis à estiagem. Mas o cultivo de soja precoce em solos arenosos é necessário para evitar possíveis ataques de ferrugem, que acontecem quando se tem variedades de ciclo mais longo.

O processo de aumento de matéira orgânica em solos arenosos via palha de braquiária tem viabilizado o cultivo de soja, atenuando os problemas decorrentes de estiagens.

Sair da versão mobile