Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmara dos Deputados debate relatório do novo Código Florestal

Textos aprovados pela Câmara e pelo Senado foram comparados em audiência públicaO relatório do novo Código Florestal, aprovado pelo Senado, está sendo debatido na Câmara dos Deputados. Os parlamentares têm conversado desde a semana passada para tentar chegar a um consenso. Nesta terça, dia 13, em audiência pública, foram comparados os textos aprovados pela Câmara e pelo Senado.

Um terço da bancada ruralista quer mudanças em pelos menos 29 pontos do projeto. É que as restrições ao plantio em Áreas de Preservação Permanentes (APPs), segundo eles, reduziriam o PIB do agronegócio em R$ 200 bilhões. E o provável veto da presidente Dilma Rousseff a novas flexibilizações não preocupa. 

– Se nós continuarmos pensando dessa maneira, é um modelo venezuelano. Nós estamos no Brasil, com todo o respeito ao executivo, mas cada um no seu quadrado, ela lá como presidente e nós como legislativo. Não venham nos impor regras e ditar o que vai ser feito aqui – aponta o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Já os deputados que integram a base do governo defendem a aprovação do projeto como está.

– É o meio possível. Vai ter dificuldade para os pequenos e para os grandes. Mas com um pouco de sacrifício de todos conseguimos chegar. O que veio do Senado é a negociação possível – relata o deputado federal Assis do Couto (PT-PR).

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou nota pedindo que a Câmara dos Deputados conclua a votação do Código Florestal ainda em 2011. De acordo com a entidade, a nova legislação dará segurança jurídica aos produtores rurais, a fim de que eles continuem colaborando para o crescimento da economia brasileira.   

Infográfico: Confira os dois lados do relatório
do Código Florestal aprovado no Senado

>> Saiba mais sobre o Código Florestal em site especial

Sair da versão mobile