Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Canal Rural Na Estrada acompanha os caminhos da mão de obra do campo

O décimo primeiro episódio do Canal Rural Na Estrada mostra as diferentes realidades dos trabalhadoresComo é o atual momento da mão de obra no campo? Em busca de respostas, a equipe de reportagem do Canal Rural Na Estrada subiu na boléia do caminhão e saiu pelo Brasil. O programa investiga a logística dos insumos agropecuários na atual temporada e, na rota dos recursos humanos do campo, encontrou diferentes realidades.

Na região de Piracicaba (SP), foi registrada a rotina de cortadores de cana-de-açúcar. Se por um lado acordar cedo e confiar na alimentação da marmita continuam sendo aspectos diários do “bóia-fria”, os trabalhadores dos canaviais hoje estão em número reduzido e têm melhores condições de transporte, por exemplo.

Por outro lado, na região de Águas de Chapecó (SC), o contingente de trabalhadores em redor de frigoríficos tem aumentado: o Estado do Sul tem mostrado interesse em contratar muitos haitianos que, radicados no Estado do Acre, têm se mobilizado cada vez mais para outras regiões do Brasil.

Em Icapuí (CE), a mão de obra também é abundante na lavoura do melão, mas o fenômeno mais presente é o de trabalhadores rurais temporários, com prazo para chegar e para sair de um trabalho rural específico. Neste fluxo de trabalho, também se enquadra a fazenda de milho que terceiriza sua colheita, visitada em Carolina (MA).

O Canal Rural Na Estrada vai ao ar aos domingos, às 8h e às 20h. Assista ao programa completo logo abaixo:

 

• Confira o episódio anterior, sobre suplemento mineral

Sair da versão mobile