Canal Rural Na Estrada acompanha escoamento nacional do suplemento mineral

Programa desta semana segue caminho desde o Rio Grande do Norte até propriedade rural em Mato Grosso do SulNa pecuária brasileira, a genética é referência mundial e as pesquisas não param de avançar. A nutrição é a chave para o ganho de peso dos animais, e é aí que entra o suplemento mineral. No país, o consumo anual chega a dois milhões de toneladas, mas poderia ser o dobro. Dentre os desafios a superar para estimular o uso do produto está a questão logística, uma constante questão complexa por trás dos insumos agropecuários.

O novo episódio do Canal Rural Na Estrada avança pelos meandros da logística do suplemento mineral. O primeiro passo nesta trajetória por dimensões pantagruélicas é dado no município de Galinhos (RN). O sal compõe 35% do produto final e o Rio Grande do Norte é a origem de grande parte deste ingrediente: o que sai de lá corresponde a 95% da produção nacional.

• Assista ao episódio anterior do programa, sobre sementes

Em seguida, vem o transporte dos ingredientes. Ácido fosfórico, uréia, fosfato e outras substâncias entram na mistura, com suas diversas procedências. Os modais transportadores usados para fazer toda a matéria-prima convergir para a fábrica do insumo são as rodovias e a navegação de cabotagem. Por isso, nossa equipe de reportagem também marcou presença no Porto de Pecém (CE), acompanhando o desembarque de uma carga de fosfato, escoada para uma indústria especializada em suplementos.

Passando pelas rodovias do país, a etapa final do processo é a chegada do produto final no cocho da  Fazenda Barra do Sucuriú, em Três Lagoas (MS), e sua implementação na alimentação específica para a engorda do gado.

Não perca: o Canal Rural Na Estrada vai ao ar no domingo, às 8h, com reprise à 20h.
Confira o programa na íntegra logo abaixo: