Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Canal Rural Na Estrada encerra temporada mostrando empreendimentos logísticos

De Mato Grosso do Sul ao Sergipe, iniciativas diminuem dependência externa de fertilizantes e ampliam infraestruturaO Canal Rural Na Estrada se encaminha para o fim de sua sexta temporada. No último programa da série sobre a logística dos insumos agropecuários, a equipe de reportagem volta a acompanhar o escoamento dos fertilizantes pelo país, mas sob uma nova perspectiva: os projetos concretos num horizonte visível de mudar a infraestrutura de transporte brasileira.

A expansão do agronegócio implica em novas oportunidades e também problemas, a serem solucionados. Esta grande fonte de riqueza no Brasil esbarra em entraves ecológicos, por exemplo. Outro fator que coloca em dúvida o avanço da atividade agropecuária é a situação logística. Os fertilizantes precisam sair dos portos e chegar nas propriedades rurais e esta demanda foi suprida pelos próprios produtores rurais da fronteira do Maranhão com o Tocantins. Uma das paradas do programa desta semana é justamente pelas rodovias construídas por estes fazendeiros, que já se integram na rota de transportadores.

A importância dos portos é retomada no episódio, já que eles são as portas de entrada para 75% dos fertilizantes. Desta vez, passamos pelas rotinas dos portos de Pecém (CE) e Rio Grande (RS) e Paranaguá (PR) e mostramos a integração com o modal ferroviário, pilar de um barateamento logístico de aproximadamente 30%, mas pouco contemplado no sistema de transportes nacional.

• Assista ao episódio anterior, sobre a logística da mão de obra

Três Lagoas (MS) é uma das paradas da viagem pelos novos investimentos estruturais. Lá, planeja-se a construção de uma fábrica da Petrobras. A meta é que a planta de produção química comece a funcionar já no ano que vem, suprindo uma boa parte da demanda nacional por ureia: a redução das importações do produto com o novo empreendimento estão calculadas em 40%. Além do suprimento em âmbito nacional, a localização da fábrica é estratégica para o abastecimento do Centro-Oeste.

A resolução de uma disputa política entre os municípios vizinhos de Capela e Japaratuba (SE) também deve diminuir a dependência brasileira de fontes externas de fertilizantes: a partilha de um sítio de extração do minério carnalita possibilitará exploração potencial de 1,2 milhão de toneladas anuais de potássio – componente fundamental para os fertilizantes.

Você pode assistir ao episódio completo logo abaixo. O Canal Rural Na Estrada vai ao ar no domingo, dia 14, às 8h, com reprise às 20h. Confira uma prévia inédita logo abaixo:

 

Sair da versão mobile