A cerimônia terá a presença de autoridades regionais e nacionais e de 600 produtores rurais, conforme estimativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
Rio Verde é o maior produtor de grãos de Goiás. A produção agrícola do município é de cerca de 1,2 milhões de toneladas por ano em culturas como arroz, algodão, soja, milho, sorgo, milheto, feijão e girassol. A área plantada ultrapassa os 378.853 mil hectares.
O evento que marca o início oficial da colheita no país é uma realização do Projeto Soja Brasil em parceria com a Faeg, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado (Senar Goiás) e o Sindicato Rural de Rio Verde. A iniciativa tem o apoio da prefeitura de Rio Verde, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Grupo Cereal e do Instituto Inovar.
O Soja Brasil é uma realização do Canal Rural e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa. O projeto acompanha a safra de soja desde o planejamento do plantio, com eventos, expedições técnicas e conteúdos para televisão e internet. Tem patrocínio das empresas BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.
A abertura oficial será feita com colheitadeiras John Deere. O patrocínio local do evento é do Concessionário Martins & Sobrinhos e da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo).
A abertura oficial da colheita também será transmitida pelo portal RuralBR, no site especial do projeto.