>> Veja a previsão do tempo para os próximos dias na sua região
Tanto em Mato Grosso, como na Bahia, as chuvas irregulares que são apontadas como impedimento para a evolução do plantio, enquanto no Rio Grande do Sul são as contínuas e fortes chuvas que atrapalham a entrada das plantadeiras no campo. Contudo, de um modo geral, nessa última semana houve um grande avanço no plantio das áreas de soja em todo o país.
Além da precipitação,muitas áreas estão sofrendo com o percentual elevado de plantas atacadas por pragas, como as Helicoverpas, Heliotis e as Spodopteras, obrigando os produtores a usarem mais inseticidas, o que está elevando os custos de produção. Mas de certa forma, a grande maioria das lavouras se encontram em boas condições de desenvolvimento, não sendo observada nenhuma grande anomalia que possa prejudicar esse desenvolvimento inicial.
Para essa semana, esse padrão de chuvas irregulares ainda continuará sobre todo o Brasil, pois não há previsão para chuvas generalizadas em nenhuma região produtora de soja. Entretanto, as condições continuarão favoráveis ao plantio, já que mesmo sem chuvas regulares, as pancadas de chuvas beneficiarão tanto a germinação quanto o desenvolvimento das lavouras. Além disso, como no Mato Grosso e no Paraná já existem lavouras em fase inicial de florescimento, essas chuvas serão benéficas à produção.