– Estamos na estrada há 37 dias, a maioria das lavouras que vimos não estavam boas, pois sofreram com a seca no início. Esta deve ser a terceira ou quarta lavoura em boas condições que estamos vendo – diz Lantmann.
O presidente da Fundação MS, Luis Alberto Novaes, diz que o sentimento dos produtores é positivo, ainda mais quando veem a situação de produtores de outras regiões afetadas pela seca.
– Estamos vivendo um momento positivo, principalmente quando vemos nossos companheiros de outros Estados sofrendo com o clima. Nós tivemos um plantio normal, isso já dá uma certa garantia também da implantação de milho safrinha na época adequada. O sentimento é bastante positivo – fala.
A expectativa para a safra de soja é boa entre os produtores, mas é preciso agir com cautela, adverte o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Arthemio Souza Junior. Segundo ele, o produtor precisa aproveitar a boa fase da soja e se capitalizar.
– O produtor da região sempre produz bem. O tempo ajudando só traz vantagens. O que deixamos como mensagem para o produtor é que ele tenha cautela. Estamos vivendo um momento bom, de boas chuvas, preços bons, mas o nosso produto sempre teve ciclos bons e ciclos ruins. Estamos vivendo um ciclo bom, mas temos que ter cautela. Temos que nos capitalizar, visar muita produtividade. Nosso produtor é extremamente tecnificado, e esse é o ponto forte do município de Maracaju.