Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CNA publica apelo para que deputados aprovem novo Código Florestal em 2011

Entidade defende necessidade de regularizar produtores rurais que não estão em dia com averbação de Reserva LegalO desenvolvimento de um novo Código Florestal brasileiro se transorma em uma corrida contra o tempo. Pelo menos para os apoiadores da proposta aprovada no Plenário do Senado, no último dia 6. A menos de duas semanas do recesso parlmentar, a matéria ainda não foi apreciada na Câmara dos Deputados. Em meio à expectativa, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), presidida pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO), publicou em seu site oficial uma nota de apelo aos deputados, pedindo a apr

Entre os argumentos defendidos pela entidade, está a necessidade de regularização de mais de 90% dos produtores rurais brasileiros, que não teriam a averbação de Reserva Legal em suas propriedades. Aponta ainda que o novo Código Florestal foi amplamente discutido até que se chegasse ao relatório final aprovado pelo Senado.

Como não há consenso na Câmara sobre o nome do relator do projeto na Casa nem sobre as alterações realizadas pelos senadores, existe a possibilidade de a votação ficar para 2012. Ainda nesta terça, dia 13, haverá uma reunião de líderes na Casa, na qual deve ser definido o prazo para a apreciação.

Confira a íntegra da nota da CNA:

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) manifesta publicamente seu apelo à Câmara dos Deputados sobre a real necessidade do Brasil contar com um Código Florestal atualizado.

O novo Código Florestal é o mais genuíno resultado do debate democrático no Parlamento brasileiro, desenvolvido durante um ano de permanente diálogo com o Governo e a sociedade.

Pela primeira vez, teremos uma legislação ambiental amplamente discutida, que resultou num texto consensual, agora remetido à Câmara dos Deputados. Por esse motivo, não é o texto completo para o setor agropecuário, mas é a resposta possível num ambiente livre e democrático, característico do debate no Legislativo.

Assim, é com profundo respeito que lembramos aos nossos deputados sobre a importância da regularização das atividades de mais de 90% dos produtores rurais brasileiros, jogados na criminalidade por uma legislação que puniu a quem desmatou quando a lei ainda não tipificava esse tipo de infração.

Continuaremos sendo um dos maiores produtores de alimentos e o País com mais áreas protegidas no mundo. Esta foi a escolha do nosso Parlamento e da democracia. Foi o resultado de 15 anos de debates, intensificados em 2011. Precisamos encerrar este ciclo para consolidar o Brasil como potência agrícola e ambiental.

Contamos com a Câmara dos Deputados para a aprovação, ainda este ano, do novo Código Florestal, que dará segurança jurídica ao campo brasileiro, proporcionando-lhe as necessárias condições para responder com eficiência ao grande desafio de continuar contribuindo decisivamente para o equilíbrio da economia brasileira frente ao cenário de instabilidade mundial previsto para 2012.

Senadora Kátia Abreu
Presidente”

Infográfico: Confira os dois lados do relatório
do Código Florestal aprovado no Senado

>>> Leia mais sobre o Código Florestal em site especial

Sair da versão mobile