Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Código Florestal deve ter pouco impacto no Rio Grande do Sul

Afirmação é de entidades ligadas a produtores e de proteção ao meio ambienteApesar da possibilidade de ainda ser alterado, o texto do Código Florestal aprovado esta semana no Senado deve causar um impacto pequeno no Rio Grande do Sul, concluem entidades ligadas a produtores e de proteção ao ambiente. No Brasil, as estimativas do governo indicam que entre 30 milhões e 35 milhões de hectares devem ser recuperados.

Presente nos bastidores das negociações em Brasília, o assessor da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Eduardo Condorelli, considera prematuro estimar a área que deixará de produzir no Rio Grande do Sul e calcular o significado econômico da legislação, mas sustenta que a repercussão será mínima.

– O impacto não será significativo. O Rio Grande do Sul será um dos menos atingidos – afirma o assessor.

Segundo Condorelli, no caso do Estado devem ser afetadas poucas áreas às margens de rios que hoje produzem dentro da metragem onde será exigida a recuperação da vegetação, além de pontos com inclinação acima de 45°. Mesmo que em escala reduzida, devem ser afetadas lavouras de arroz, soja, milho e pastagens destinadas à pecuária leiteira.

Também ativo nas discussões no Congresso, o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Carlos Fernando Niedersberg, classifica como “ínfimo” o impacto do código no Rio Grande do Sul.

– No Estado não há muita coisa a ser regularizada. O positivo do Código é que dará segurança jurídica para o produtor porque, pelo Código vigente, 99% das propriedades tinham irregularidades – diz Niedersberg.

Para o gerente-geral do Instituto de Estudo do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), Rodrigo Lima, mesmo no Brasil o impacto não será grande na produção apesar da previsão de regenerar 30 milhões hectares.

– Recuperar 20 milhões de hectares em 10 anos já será majestoso – avalia Lima.

>> Veja mais informações em site especial sobre o Código Florestal

Sair da versão mobile