Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Colheita da soja começa otimista em Jaciara, no sul de Mato Grosso

Produtividade satisfaz produtores, mas custos de produção continuam altosA equipe do Projeto Soja Brasil passou por Jaciara, no sul de Mato Grosso, nesta terça, dia 7. Durante o programa Mercado & Cia, Kellen Severo contou ter encontrado soja quase pronta para ser colhida na região. Trata-se de uma variedade precoce, que se desenvolveu em 90 dias. Entretanto, há diferentes variedades de soja sendo plantadas no país, e até o final de janeiro produtores estarão realizando a colheita do grão.

Até o momento, a produtividade tem sido positiva para quem já colhe a soja. Graças ao monitoramento e manejo correto de pragas, a helicoverpa – tão temida nessa safra – e o percevejo, que apareceu na fase final da plantação, puderam ser contidos nas lavouras atingidas.

De acordo com o relato de Kellen, a expectativa de produção para a região de Jaciara é, em média, de 55 sacas por hectare, o que representa um bom rendimento. Porém, os custos de produção ainda preocupam:

– Aqui na região de Mato Grosso os custos estão muito elevados. Acredite, 40 sacas por hectare já estão computadas entre os produtores, só de custo – conta a repórter.

Segundo ela, muitos produtores ainda não somaram a esta conta os gastos com frete e diesel. Para se manter lucrativo, o preço da soja deve ser garantido em, pelo menos, US$ 12 por bushel.

Sair da versão mobile