Complexo intermodal modifica a logística na região de Rondonópolis

Objetivo da obra é ajudar no escoamento da produção de soja e milho do EstadoA equipe do Projeto Soja Brasil está no município de Rondonópolis (MT), onde a repórter Kellen Severo visitou o complexo intermodal, que foi inaugurado em setembro. O objetivo da obra é ajudar no escoamento da produção de soja e milho do Estado, no entanto Kellen constatou muita fila de caminhões na região e, segundo caminhoneiros com quem conversou, a espera é de 18h a 24h adicionais por dia na BR 163.

Uma boa notícia, segundo Tomczyc, é que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que haverá duplicação da BR 163, o que trará um pouco mais de conforto para quem usa a rodovia. A expectativa não é tão positiva com relação à diminuição do preço gasto com logística, mas sim com uma possível industrialização da área, que pode agregar preço ao produto final local.

Já o prefeito do município de Rondonópolis, Percival Muniz, afirma que o complexo intermodal mudou bastante a lógica do município. A cidade ganha, com expectativas positivas, e diminuem as carretas em trechos perigosos da BR 163. O produtor rural Osvaldo Pasqualotto, também comemora a chegada do complexo para melhorar o preço da soja na região. O que ele ressalta é que a produção vem aumentando a cada ano e as rodovias são as mesmas de 30 anos atrás. Assim, essa ferrovia vem como um sinal de alegria para o escoamento da produção.

Clique aqui para ver o vídeo

Clique aqui para ver o vídeo