Conhecida no Brasil por ser a base genética do gado canchim e purunã, o charolês é uma das raças mais antigas que se tem registro em todo o mundo. O gado charolês é originário da França, onde foi selecionado a partir do século XVIII, como uma raça de tripla aptidão. O porte avantajado garantia produção de carne, leite e força para a tração de equipamentos pesados. O animal se caracteriza por produzir carcaças com grande massa muscular, além da precocidade nos cruzamentos e nos abates.
— Ela é a raça que mais imprime peso de carcaça e rendimento de carcaça das raças européias. Isso aí no cruzamento com o zebuíno, vai somar as qualidades do zebuíno para o Brasil Central. No cruzamento com britânicas, vai somar as qualidades da britânica para a região Sul. Para ter uma idéia a média de peso carcaça das vacas charoles registradas, PC, PO, é em torno de 300 kg o peso da carcaça fria — afirma o pecuarista José Carlos Dorneles.
A qualidade da carne do charolês, com pouca gordura, é reconhecida e bastante aceita na Europa. Na década de 1980, grande parte da produção do Rio Grande do Sul era destinada à exportação.
Conheça a Raça: confira todas as matérias da série
Assista à matéria exibida no Jornal da Pecuária: