Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Construção de armazéns nas propriedades rurais pode amenizar problema de estocagem de grãos

Aprosoja Brasil e a Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Ministério da Agricultura preparam uma proposta para incentivar a armazenagem na propriedade ruralA produção agrícola no Brasil cresceu nos últimos anos, mas a infraestrutura de armazenagem não acompanhou esse aumento. Uma solução para o problema poderia ser a construção de armazéns nas propriedades rurais. Em Jataí, Goiás, um agricultor que investiu em armazéns hoje já colhe uma série de vantagens.

Vitor Geraldo Gaiardo é engenheiro eletricista, mas como ele mesmo diz, nasceu com um pé na terra e, desde que saiu de Erexim, no Rio Grande do Sul, para tocar a vida no Centro-Oeste, trabalha com lavoura. Nesta safra plantou 1.950 hectares de soja. Na safrinha, 70 % da área será de milho e sorgo. Cansado com alguns problemas que vinha tendo na hora de guardar a safra, há três anos construiu  o próprio armazém.

– Se todos pudessem guardar 40% do que é produzido, mudaria a forma de comercializar a produção – diz.

Financiar uma estrutura como esta ainda é preocupação entre o setor.  Há uma linha específica com juros de 5,5% ao ano, mas pouco acessada. Agora, a Aprosoja Brasil e a Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Ministério da Agricultura preparam uma proposta para, de fato, incentivar a armazenagem na propriedade rural.

Mas antes de lançar um projeto de construção de armazém próprio é preciso avaliar a viabilidade, principalmente em propriedades rurais menores.

– O mínimo são 10 mil hectares, e dá alternativas de associação entre produtores em situação de área inferior – explica Fabrício Rosa, diretor executivo da Aprosoja Brasil.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile