O crescimento constante da população mundial reflete diretamente no aumento da demanda de alimentos. Por isso, o processo de produção sustentável é fundamental para evitar desperdícios, principalmente dos recursos naturais, que estão cada vez mais escassos. Na agricultura, a fertirrigação é uma das práticas de manejo inteligente que aproveita a água para realizar a adubação.
Ela está presente em diversas culturas, principalmente na horticultura, cafeicultura e nas frutíferas, agregando eficiência de até 40% maior em relação ao manejo tradicional.
Segundo pesquisas obtidas pela Yara, líder mundial em nutrição de plantas, o tamanho do mercado global de sistemas de micro irrigação foi estimado em aproximadamente 38 milhões de hectares e US $9,7 bilhões, em 2021. A expectativa é que esse valor chegue a US $15,1 bilhões até 2026. Atualmente, porém, a técnica de fertirrigação só é feita em 11 milhões de hectares. o que indica um grande potencial de crescimento neste mercado. Os principais motivos atribuídos a esse baixo número são a falta de conhecimento técnico dos produtores para adoção desse tipo de manejo somada aos investimentos necessários.
Fertirrigação: como adotar esta técnica
A fertirrigação é uma técnica de aplicação de fertilizantes via água de irrigação que difere significativamente da aplicação via solo, em especial por disponibilizar os nutrientes de forma mais rápida para as plantas. Além do uso racional e eficiente de água, a fertirrigação também se destaca, em comparação ao manejo tradicional, por ter um custo de operação menor.
A técnica, que pode ser empregada em diferentes sistemas de irrigação, como pivôs central e lateral, gotejamento, aspersão e microaspersão, consiste na aplicação combinada de fertilizantes junto à água de irrigação, fornecendo a quantidade correta de nutrientes para as plantas em cada fase da cultura. Traz benefícios agronômicos e operacionais além de manter o teor adequado de umidade e de nutrientes no solo na zona da raiz, de acordo com especialistas.
“O conhecimento da necessidade de nutrientes pelas culturas, da marcha de absorção deles durante o ciclo e a frequência mais adequada de aplicação desses nutrientes, permite determinar a quantidade de fertilizantes e a fase da vida da planta em que esses devem ser aplicados por meio da fertirrigação, diminuindo assim as perdas de produtividade causadas por fatores climáticos, uma vez que falta de chuvas regulares não sera um problema”, afirma Lucas Guimarães, especialista de Fertirrigação da Yara Brasil.
Conhecimento e produtos inovadores
Ciente da necessidade de expandir o conhecimento sobre a fertirrigação, a Yara promove ações em canais parceiros com academias e treinamentos específicos sobre as técnicas que devem ser aplicadas para uma boa fertirrigação. “O produtor precisa se preparar tecnicamente, estudar os sistemas de fertirrigação disponíveis no mercado, conhecer muito bem o solo e o tipo de cultivo onde será implantado a fertirrigação. Além disso, é fundamental entender as características físico-químicas da água que será usada para diluir os fertilizantes e fertirrigarirrigar, e saber sobre os fertilizantes solúveis em água e suas interações”, comenta Guimarães.
A Yara conta com uma equipe altamente qualificada que está sempre em campo, entendendo as principais necessidades do produtor rural, para buscar e oferecer as melhores soluções para aumentar a produtividade e a rentabilidade agrícola.
Para a fertirrigação, a Yara está lançando no mercado o YaraRega, um fertilizante solúvel, com 7 nutrientes e fontes adequadas para fertirrigação. O YaraRega traz facilidade e simplificação operacional, atendendo à demanda das mais diversas culturas. Como resultado, combinando com a assistência técnica de alta qualidade da equipe Yara no campo com ferramentas digitais oferecidas pela Yara o produtor rural terá maior facilidade no manejo da fertirrigação, maior produtividade, rentabilidade e uma produção com mais qualidade.
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva e compartilha conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável.
Conteúdo Patrocinado