Com pouco mais de 600 alqueires ou 2 mil hectares, na propriedade da família Monteiro, em Cambé (PR), trabalha-se com os cultivos de soja e milho. Quem vê a imensidão da lavoura nem imagina as dificuldades que os Monteiro – os irmãos Valdecir e Moacir, além dos primos Clóvis e Sidnei – já passaram para chegar até esse estágio.
Segundo Valdecir Monteiro, como são de origem simples, cansaram de ouvir que iriam trabalhar, trabalhar e não chegariam a lugar algum. Entre as previsões pessimistas do início do trabalho e o sucesso atual da propriedade, são quase 40 anos de existência da sociedade, tocada com tecnologia e produtividade.
“Hoje eu vejo plantadeira para cá, máquina para lá, nenhuma cruza com a outra… Olha, é gostoso de ver. Tudo que é feito com amor, dedicação, simplicidade e confiança, dá certo. A gente se sente realizado. Eu não acreditava que a gente chegaria tão rápido com esse nível de tecnologia, tão avançada”, comenta Valdecir.
Lavouras de sucesso
Mostrar cases de sucesso do agronegócio é a proposta da jornada “Novos tempos, Novas soluções” em busca de agricultores para compartilhar suas experiências vencedoras e boas práticas na agricultura.
Em formatos que vão de filmes documentais até lives dinâmicas, cujos episódios serão lançados ao longo do ano de 2021, a Jacto, empresa de soluções e equipamentos para agricultura, vai realizar uma jornada para contar histórias verdadeiras de agricultores que venceram obstáculos, mostrar o que motiva tantas famílias a viver os desafios da agricultura e compartilhar as ideias e rotinas de homens e mulheres do campo para alcançar objetivos em relação à produtividade, rentabilidade e sustentabilidade.
Conectar pessoas por meio de histórias
Com presença global, a intenção da marca é conectar as pessoas por meio de histórias motivadoras de sucesso nas lavouras e destacar o protagonismo do produtor rural e os desafios para a agricultura mundial.
“Falar em novos tempos e novas soluções é trabalhar para desenvolver produtos e equipamentos que façam sentido para o campo e que sejam instrumento de competitividade para o agricultor do Brasil e do mundo, diante de um cenário mais exigente e desafiador. Por isso essa iniciativa vai mostrar como o agronegócio, do pequeno ao grande produtor, no Brasil e no mundo, se baseiam em novas premissas, como a digitalização, a eficiência e a produtividade no campo, a rastreabilidade da produção e a atenção a um consumidor cada vez mais ativo e engajado em práticas e ações sustentáveis. E nada melhor do que buscar em depoimentos e situações reais de trabalho, como é o dia a dia de homens e mulheres do campo”, conta o diretor de marketing da Jacto, Wanderson Tosta.
Estão previstas ao longo de 2021 visitas a várias cidades de norte a sul do Brasil. Também já está confirmado um primeiro destino internacional, o Paraguai, que ainda pode ganhar reforço de histórias de agricultores de outros continentes, onde a empresa tem presença. Essas visitas sempre levam em conta o respeito às normas de segurança em razão do cenário de pandemia.
Toda a jornada poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Jacto, como Facebook, Instagram e YouTube, além da realização de lives e outros eventos em formato digital para mostrar o dia dos agricultores e agricultoras, suas dificuldades, percepções, curiosidades, costumes de cada região visitada e perspectivas para o futuro.
Se interessou pelo assunto? Acompanhe o primeiro episódio que já está no ar!
Conteúdo Patrocinado