O McDonald’s é a maior rede de alimentação rápida do Brasil. E, para além da agilidade no preparo e na entrega dos pedidos, a empresa investe alto no controle da qualidade e sustentabilidade dos ingredientes que compõem suas refeições.
Para dar visibilidade a esse trabalho de bastidor, a Arcos Dorados, empresa que opera a marca McDonald’s na América Latina e Caribe, lançou uma série de vídeos que mostram a origem da carne bovina, da alface e do café servidos em seus restaurantes brasileiros.
Exibida no canal oficial da marca no YouTube, a websérie “Do campo à mesa: qualidade que inspira”, destaca o caminho que cada ingrediente passa antes de serem preparados e vendidos em seus mais de 1.100 restaurantes no país.
De acordo com a rede, grande parte dos seus ingredientes vem diretamente do campo brasileiro, com produção nacional e obtidos sob rigorosos padrões de responsabilidade socioambiental.
Nos vídeos produzidos pela companhia em parceria com a PlataDigital – hub de marketing e especialistas em produção audiovisual no setor de agronegócio –, acompanhamos as jornadas da carne, da alface e do café desde as fazendas até as mesas dos consumidores. A série destaca o cuidado com a origem dos alimentos e a criteriosa seleção de fornecedores.
Compromisso com a natureza e com as pessoas de ponta a ponta
A rede tem como princípio central garantir que todos os seus insumos venham de fornecedores que sigam boas práticas agrícolas, respeitando a natureza e as pessoas envolvidas na cadeia de produção.
“Como líderes do setor de alimentação rápida, sabemos da nossa responsabilidade e do nosso potencial para ser agente de transformação quando o assunto é sustentabilidade. Atuamos no combate às mudanças climáticas e no desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento cada vez mais responsável”, afirma Marie Tarrisse, gerente de sustentabilidade da Arcos Dorados no Brasil.
Um exemplo disso está no fato de que a companhia só compra carne bovina de fazendas que respeitam as leis ambientais brasileiras e que, comprovadamente, não praticam desmatamento. Inclusive, possui uma política própria de compra de carne bovina livre de desmatamento.
Para fazer valer essa política, realiza um monitoramento constante, através de imagens de satélite das propriedades rurais de seus fornecedores. As imagens são captadas pela Agrotools, empresa líder em tecnologia e inteligência para o agronegócio, e analisadas constantemente. Caso o sistema identifique sinais de desmatamentos nas propriedades rurais, são emitidos alertas que podem levar à suspensão do fornecedor.
Desde 2020, o McDonald’s monitora 100% das fazendas que fornecem carne bovina para a rede no Brasil. A carne bovina, além de ser monitorada em sua origem, passa por rigorosos controles de qualidade em todas as etapas da cadeia de produção, garantindo que consumidor final receba um produto de alta qualidade e com muito sabor.
Na cadeia do café, os grãos 100% arábica – variedade premium que é usada em todas as suas operações -, possuem a Certificação Rainforest Alliance, que assegura práticas sustentáveis ao longo de sua produção, garantindo que o consumidor aprecie uma bebida de origem sustentável e de alta qualidade.
Na alface, a auditoria Grasp (Global Risk Assessment on Social Practices, Avaliação Global de Riscos em Práticas Sociais) monitora a responsabilidade social nos campos. Além disso, a marca só adquire produtos de campos certificados pelo GlobalG.A.P, que garante o cumprimento de boas práticas agrícolas.
O projeto reforça como esse compromisso com a sustentabilidade e a origem dos ingredientes é hoje parte fundamental da atuação da empresa no Brasil, que entende que, para continuar liderando o mercado o setor, precisa investir em práticas que respeitem o meio ambiente e as comunidades que fazem parte de sua cadeia de valor.
Pessoas no centro
Além de oferecer produtos de qualidade que atendem aos rigorosos padrões de segurança alimentar da rede, o McDonald’s impulsiona o desenvolvimento de seus parceiros e produtores rurais. E essa parceria é valorizada por aqueles que fazem parte dessa jornada.
“Saber que o McDonald’s consome o que a gente produz aqui é muito bacana, muito gratificante mesmo”, destaca na websérie Willian Marcondes, coordenador de qualidade da Fazenda Rio Brilhante, um dos fornecedores de café da marca.
McDonald's