Agricultores do Brasil estão cada vez mais adotando tecnologias digitais para aprimorar suas operações nas lavouras.
Segundo um estudo da Embrapa, 84% dos agricultores brasileiros já utilizaram alguma forma de tecnologia digital em suas atividades agrícolas.
No entanto, o processo de democratização dessas ferramentas no meio rural enfrenta desafios como financiamento e falta de infraestrutura nas áreas remotas.
Durante o Impulso Bayer Talks, evento realizado em Campinas (SP) nesta terça-feira (7), foi dado um importante passo na direção da democratização da tecnologia no meio rural. Foi lançada ali a versão da plataforma de coleta de dados agrícolas FieldView, da Bayer, para o sistema operacional Android.
Essa inovação está alinhada com a tendência global da agricultura digitalizada, e o Brasil, como um dos líderes mundiais na produção de alimentos, está na vanguarda do movimento. Por essa razão, foi o primeiro a conhecer o FieldView para Android em todo o mundo.
A nova solução digital será acessível diretamente nos dispositivos móveis dos produtores, fornecendo dados em tempo real coletados nas lavouras.
Luiz Vincenzi, gerente de marketing de produto Latam da Bayer, enfatizou que essa inovação representa um passo significativo do Brasil em direção à democratização das tecnologias e à agricultura 4.0.
“O FieldView Drive é um dispositivo que permite conectar as máquinas agrícolas à plataforma, e o FieldView Cab é um aplicativo para tablets e smartphones que permite visualizar os dados coletados. O lançamento do FieldView Cab para Android representa um importante passo para a democratização da agricultura digital no Brasil. A versão para Android é mais acessível que a versão para iPad, o que deve facilitar o acesso dos agricultores a essa tecnologia”, afirma.
Everson Zin, diretor comercial da Climate FieldView, também expressou seu otimismo sobre o futuro da agricultura digital no país.
“Com mais pessoas tendo acesso a essas tecnologias, os produtores rurais poderão aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar a sustentabilidade de suas atividades”, diz.
A democratização da tecnologia no campo é uma realidade em ascensão, e o Brasil está liderando o caminho, promovendo uma agricultura mais eficiente e sustentável.
A CEO da FutureFuture, Daniela Klaiman, ressaltou que o sucesso de uma colheita está intrinsecamente ligado ao conhecimento do ambiente de produção.
“A falta de conhecimento sobre as tecnologias também é um desafio, pois os agricultores precisam aprender a utilizar as ferramentas de forma eficiente para obter os melhores resultados. Além disso, a falta de tempo também é um obstáculo, pois os agricultores precisam conciliar o uso das tecnologias com as tarefas cotidianas da fazenda”, diz.
Quanto mais informações os produtores têm sobre suas lavouras, mais fácil se torna otimizar as atividades no campo. As ferramentas digitais desempenham um papel fundamental nesse processo, permitindo a interpretação de dados que podem aumentar a produtividade e a rentabilidade.
Mesmo com os desafios enfrentados, a agricultura digitalizada é uma tendência que veio para ficar. E o Brasil, como grande produtor de alimentos, está à frente nessa jornada.
Bayer
Atuando nas áreas de agricultura e saúde, a Bayer é uma empresa global que promove a inovação há mais de um século