Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conteúdo Patrocinado

Programa inédito incentiva produção de eucalipto no Rio Grande do Sul; veja benefícios oferecidos

O RS+Renda é um programa de fomento que proporciona suporte para os produtores rurais iniciarem o cultivo de eucalipto em suas propriedades

RS+Renda

Conteúdo Especial

Com clima favorável e tradição histórica no campo, o Rio Grande do Sul tem vocação para o agronegócio. E foi pensando nisso que a CMPC desenvolveu um programa inovador ideal para diversificar a renda, com assistência técnica, para quem já trabalha no campo: é o RS+Renda.

Trata-se de um programa de fomento que proporciona suporte para os produtores rurais iniciarem o cultivo do eucalipto. A silvicultura é uma atividade sustentável e que está presente em somente 4,3% das propriedades rurais do estado e, com o RS+Renda, a empresa pretende incentivar o desenvolvimento da bioeconomia em solo gaúcho.

O RS+Renda é um dos únicos programas do setor que oferece suporte para a elaboração e implementação dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (Prads), vinculados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). O atendimento da legislação ambiental, incluindo os Prads, é requisito para concessão de financiamento, de forma que ter orientação e suporte para lidar com essa exigência se torna um diferencial competitivo, principalmente ao pequeno produtor.

Quais os benefícios?

Voltado a produtores e pessoas que tenham um espaço de terra e não sabem como produzir nele, o programa proporciona um investimento seguro e sustentável, diferentemente de outros negócios da agricultura.

O RS+Renda garante, ainda, alguns benefícios para o produtor rural, como:

● Subsídio financeiro para a implantação diretamente com a CMPC;
● Suporte técnico para o cultivo;
● Garantia de compra da madeira;
● Auxílio da empresa no combate a incêndios florestais;
● Possibilidade de antecipação de pagamentos;
● Apoio para a implementação do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad), vinculado ao Cadastro Ambiental Rural (CAR);
● Suporte técnico ao licenciamento ambiental.

Além disso, a CMPC oferece alguns modelos de participação, que podem ser definidos de acordo com a necessidade do produtor.

Opção “Parceria”

Exclusiva para propriedades que estão a mais de 150 km das divisas com o Uruguai e Argentina, nessa opção a CMPC realiza todas as atividades: do plantio da floresta até a colheita e transporte da madeira. Após a conclusão das operações, o produtor recebe o pagamento equivalente a 50% do volume da madeira colhida sem casca.

Opção “Parceria com compras antecipadas”

Oportunidade também exclusiva para quem está a mais de 150 km das faixas de fronteira internacional do estado. Nesse modelo, novamente a empresa realiza todas as atividades e o produtor recebe o valor equivalente a 50% do volume da madeira colhida sem casca. Desse total, 70% do pagamento ocorre antecipadamente, tendo como base o volume produzido por hectare
anualmente. Os 30% restantes são pagos de duas formas: parte no inventário pré-corte e parte após o recebimento da madeira no depósito da CMPC.

Opção “Fomento”

Esse modelo oferece subsídio financeiro para a implantação, fornecimento de mudas, assistência técnica, colheita e transporte de madeira.

No Fomento, o produtor adquire os insumos e realiza o plantio e os tratos culturais, contrata e faz o acerto da mão de obra capacitada e realiza a manutenção da licença e demais obrigações legais da propriedade. Ao término das atividades, o produtor tem direito a 100% do valor da madeira.

Opção “Fomento Social”

Voltado a produtores rurais de pequeno porte, essa modalidade é similar ao Fomento, com a diferença de que a CMPC disponibiliza suporte técnico para a obtenção da licença ambiental.

O produtor também tem direito a 100% do valor da madeira nesta opção. Além dos benefícios do fomento geral, o pequeno produtor terá suporte para a gestão da propriedade como um todo.

Mais de 70 municípios gaúchos estão aptos para inscrição no programa. No site do RS+Renda é possível consultar se a sua cidade está na lista.

Conteúdo Patrocinado

Sair da versão mobile