A Operação Praga Zero, que percorre estados produtores ensinando boas práticas de manejo, passou pelos municípios da BR-163, em Mato Grosso, indicando o melhor caminho para o controle das pragas que ameaçam a safra de soja.
Foram quatro palestras nas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, além de três eventos em fazendas produtoras, com a presença de todo o corpo técnico das propriedades.
“Ao contrário de outras regiões produtoras, esses municípios em Mato Grosso, não atrasaram o plantio em função da chuva. Em compensação, choveu menos do que deveria no início da safra. Isso propiciou um ataque maior de lagartas, principalmente da Spodoptera frugiperda, o que vem causando uma apreensão muito grande entre os agricultores”, afirmou Geraldo Papa, engenheiro agrônomo, pesquisador e palestrante do evento.
Geraldo foi um dos convidados a participar desta edição da Operação Praga Zero. Promovido pela Syngenta, o programa reuniu um grande número de agricultores e agrônomos, tanto nas palestras realizadas à noite, como nos dias de campo organizados nas fazendas da região. Todos preocupados com a ocorrência da lagarta.
“A ideia é mostrar ao produtor como ele pode reduzir a ocorrência da praga, sem perder o timing da tomada de decisão. É preciso monitorar e aplicar o inseticida na hora certa. Caso contrário, se passar de um determinado tamanho, não controla mais. É um risco muito grande”, afirma o engenheiro agrônomo, que ministrou palestras nos quatro municípios falando sobre o manejo.
Nesse sentido, o programa cumpriu seu objetivo, levando tecnologia e informação precisa aos produtores rurais, durante a safra de soja.
Operação Praga Zero
A Operação Praga Zero, lançada pela Syngenta, percorre as regiões produtoras com o objetivo de promover encontros regionais com a participação de produtores rurais, engenheiros agrônomos e técnicos da empresa. Eles terão um papel fundamental para a multiplicação de informações precisas sobre o manejo contra as pragas.
Os encontros
Na prática, os produtores têm a oportunidade de receber uma orientação associada à realidade e aos desafios da sua região. Aprimorar o conhecimento sobre a biologia das pragas e conhecer o real potencial do prejuízo que elas podem causar, além da conscientização sobre o impacto da tecnologia de controle.
Importância do programa
A Operação Praga Zero foi criada após a constatação do aumento da proliferação de pragas em lavouras de todo o país, principalmente lagartas e percevejos. Uma realidade que tira o sono dos produtores porque o ataque dos insetos aumenta o custo de produção e diminui a rentabilidade do negócio. A necessidade de reforçar as boas práticas de manejo acabou sendo uma unanimidade entre especialistas e motivou a busca por soluções, então foi criado o programa.
“O objetivo da Operação Praga Zero é promover ações que possam auxiliar o produtor, contribuindo para o fortalecimento do agronegócio brasileiro”, finaliza a engenheira agrônoma Andressa Lemos, gerente de inseticidas da Syngenta.
Conteúdo Patrocinado