Criadores apostam na raça Rubia Gallega para produzir carne mais saudável

Raça espanhola é conhecida pela pelagem clara e por menores percentuais de gorduraOriginária da região da Galícia, que fica no noroeste da Espanha, a raça Rubia Gallega surgiu há mais de 3,5 mil anos, com a invasão celta na região. Conhecida pela pelagem clara, produz carne com 58% menos gorduras saturadas e 36% menos gorduras totais, além de 30% menos calorias e 20% a mais de proteínas.

No Brasil, o gado de raça Rubia Gallega é produzido por cerca de 40 propriedades no país. Embora não haja registro de animais puros em território brasileiro – o material genético é importada da região da Galícia – a cruza com o Nelore, segundo os pecuaristas, é garantia de uma carne mais saudável.

As fazendas brasileiras que investem na carne da Rubia Gallega com o Nelore abateram no ano passado 30 mil animais. Toda a produção é vendida para um grande grupo varejista que revende a carne em uma linha especial de alimentos mais saudáveis. A demanda é grande. Para 2013, a expectativa é aumentar em 40% a produção nacional.