O fórum, que terá transmissão ao vivo do canal rural, começa às 15h na Universidade Federal da Grande Dourados. A transmissão do Canal Rural começa às 16h30 (horário de Brasília). Nossa equipe de reportagem está na região e mostra agora a produção e os desafios da agricultura.
>>Participe na hora do fórum: envie perguntas aos painelistas através da nossa página no Facebook
Preocupações dos produtores
Mas o produtor de Dourados tem também motivo para se preocupar. A helicoverpa, que até a safra passada não tinha aparecido, foi identificada nesta safra. A Embrapa vem fazendo pesquisa de manejo e orientando os produtores. Outro fator que tira a renda do produtor local é a logística que inverte a ordem do escoamento. A produção precisar ir toda para os portos do Sul. O projeto da ferrovia que passa por Maracaju, Dourados e Naviraí há 10 anos não sai do papel.
Enquanto uma logística mais viável não chega, Dourados não perde tempo e vai formando futuros profissionais. Desde 2006, a Universidade Federal da Grande Dourados oferece cinco cursos ligados a Ciências Agrárias: Veterinária, Agronomia, Zootecnia e Engenharia Agrícola.