Os fertilizantes são o tema que abre e fecha o ciclo da sexta temporada do Canal Rural Na Estrada. Se os insumos são o primeiro passo para a produção agropecuária, os fertilizantes são especialmente representativos dos custos e limitações de transporte destas matérias-primas, já que 75% do que se usa no Brasil para adubar o solo vem do Exterior. Assim, o estudo desta realidade tem grande concentração nas portas de entrada: o transporte portuário.
Por outro lado, o caminho das vacinas contra febre aftosa foi mostrado em dois episódios: passada a etapa da fabricação, os testes necessários para comprovar eficácia e segurança dos imunizantes demandam que as ampolas sejam checadas em diferentes lugares antes de distribuídas. A aplicação em propriedades de diferentes portes também foi documentada no episódio.
O armazenamento é outra questão sensível no campo brasileiro atual. O 5º episódio da série mostra a tecnologia dos silos, em suas diferentes variedades. Acompanhamos a produção de uma fábrica de silos, a construção de um complexo orçado em R$ 3 milhões e até mesmo visitamos e mostramos a maior estrutura do gênero no mundo, situado em Primavera do Leste (MT).
Outro aspecto retratado nas viagens é a situação das estradas. A BR 163, principal via de Mato Grosso para escoamento de produção é uma das mais precárias e está em processo de duplicação, depois de anos de espera. O transporte do maquinário, do calcário e de defensivos aparecem como exemplo de insumos que têm o preço e a logística profundamente arraigadas na dificuldade de circulação por esta via. As máquinas, em particular, são fabricadas principalmente no Sul do país, mas deve ser entregue a clientes da região Centro-Oeste.
Na etapa final da série, os caminhos do Nordeste se abriram para nossa esquipe de reportagem para registrar logísticas de sementes e de sal, principal componente do suplemento mineral para pecuária. Na investigação, revelamos a grande complexidade de produção das sementes, com uma demora de uma década para produzir uma única variedade de cultivo.
Ao final da temporada, apontamos o foco, mais uma vez, para o futuro da logística. Retratamos a atual situação da mão de obra rural, com o declínio da força de trabalho no interior paulista, a inserção de trabalhadores haitianos no país e a grande rotatividade de trabalhadores. Além disso, mostramos as novas rotas e perspectivas, com rotas alternativas e uma nova fábrica de potássio.