A Associação dos Produtores Americanos de Soja (American Soybean Association – ASA, em inglês) quer ampliar a parceria com a Aprosoja Brasil em programas de educação alimentar que utilizem a soja como matéria-prima. A proposta foi feita durante um encontro na sede da associação em Saint Louis, no Missouri. As ações envolvem o programa Wishh, que trabalha com iniciativas mundiais para o uso da soja na alimentação humana. Hoje ele atua em 28 países da Ásia, África, Caribe e América Latina com desenvolvimento de tecnologias e transferência de pesquisa para produtores rurais.
No Brasil, a gerente do programa, Elizabeth Hare, explica que a proposta da Asa é reunir produtores para assistirem a uma partida de futebol em uma comunidade rural durante a transmissão de um dos jogos da Copa do Mundo.
– Nesse encontro será realizada uma feira de nutrição onde se mostrará aos agricultores os benefícios para saúde ao consumir produtos à base de soja. Com a proposta, queremos mostrar para o produtor rural a importância dele no combate mundial à desnutrição – explicou Elizabeth.
O presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, aceitou o desafio dos americanos e disse que os produtores brasileiros podem contribuir muito com essa iniciativa.