Na cidade litorânea, a equipe filmou o final do trajeto de um navio que trouxe toneladas de sal mineral do Rio Grande do Norte que serão usados para criar um dos insumos mais importantes para a pecuária: o suplemento nutricional. Também visitaram o centro de fiscalização do Porto, onde os produtos são inspecionados antes da liberação para o consumo, inclusive as cebolas gigantes da rede de restaurantes norte-americana que homenageia a cultura australiana.
De Santos, a equipe visitou rapidamente Cubatão para filmar a refinaria da cidade e seguiu caminho até Vinhedo, onde a vacina é armazenada antes de ser distribuída e outras doenças que podem matar o rebanho. É nessa central que toda vacina animal produzida no Brasil é enviada para ser testada antes de ser distribuída para o consumidor final, no caso, os produtores.
De Vinhedo o equipe seguiu até Piracicaba , onde está localizada a Esalq-Log, braço da Elsaq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – voltada para a pesquisa sobre logística no Brasil. A equipe com 40 pesquisadores realiza um trabalho de utilidade pública mostrando quanto o Brasil perde em competitividade econômica para os gargalos logísticos.
A equipe do Canal Rural Na Estrada visitou a cidade de Rio Claro. Lá, mostramos os trabalhadores que viajam centenas de quilômetros para trabalhar de seis a oito meses na colheita da cana-de-açúcar na região central do estado de São Paulo. Essa migração de mão de obra gera uma economia entre R$ 12 e 14 mil por safra.
A última parada no Estado de São Paulo foi em Ribeirão Preto, para conhecer a linha de produção da Ourofino, uma das empresas que fabricam o remédio contra a aftosa. Contando com uma área de biossegurança nível 04, o mais alto dentro das regras estabelecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde Animal). Para se ter acesso a uma dessas áreas, o funcionário precisa de um treinamento especial e só pode acessar a área com senha individual. Ao todo, 60 milhões de doses contra a aftosa são produzidas anualmente nesta fábrica.
Localizada no Sul, o Porto de Paranaguá foi a primeira locação fora do Estado paulista. Cercado por caminhoneiros, a equipe viu como, na prática, funciona o frete de retorno, que pode fazer o preço do fertilizante cair até 30%, além de mostrar como o diesel entra no Brasil.
Quer acompanhar mais de perto esta aventura? Você pode seguir o Instagram do projeto para conferir algumas fotos dos bastidores da produção, além de mandar suas dúvidas e sugestões para a equipe pelo nosso Ask.Fm. A atração vai ar no domingo, dia 29, às 8hs, com reprise também no domingo, às 20hs.
E o programa já tem data de estreia: 29 de junho às 8h da manhã. Além disso, o programa vai ser reprisado também aos sábados, às 20h30.