>> Veja a rota completa da expedição
O grupo de pesquisadores, técnicos do Senar-MT, analistas de mercado do Safras & Mercado, e duas equipes de reportagem do Canal Rural vão produzir matérias, entradas ao vivo, e o acompanhamento em tempo real. Além da televisão, o público poderá acompanhar todas as informações no site especial do projeto, e os bastidores da viagem no blog Soja Brasil.
Em relação ao ano passado, o projeto cresceu. Em 2013, justamente quando o Brasil deve colher a maior safra de soja da história, o grupo vai acompanhar os desafios da produção e a missão dos produtores em vencer a Helicoverpa armigera, a praga que vem assombrando as lavouras.
Segundo Otávio Celidônio, superintendente do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), é importante cuidar o momento certo para fazer o controle da lagarta, porque a safra está próximo ao ponto de equilíbrio e não vai tolerar desperdício. Além dessas questões, a logística também será um assunto tratado pela equipe.
A expedição faz parte do Projeto Soja Brasil, uma realização do Canal Rural, da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT). O Projeto Soja Brasil conta, nesta edição, com patrocínio da Basf, Intacta, Mitsubishi Motors e New Holland. O apoio é de Yara Brasil Fertilizantes. A coordenação técnica é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A consultoria é de Safras & Mercado.