Nesta primeira etapa, a expedição deve passar ainda por cidades como Sapezal, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Ipiranga do Norte, Vera, Cláudia, Sinop, Sorriso, Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Serra da Petrovina e Alto Taquari, chegando aos municípios goianos de Mineiros, Jataí e Rio Verde.
Para garantir a divulgação em tempo real do que acontece na safra, uma unidade móvel de transmissão acompanha o trajeto, permitindo a participação ao vivo das equipes na programação do Canal Rural.
Até o mês de março, duas equipes vão percorrer as principais regiões produtoras do grão, registrando em tempo real o desenvolvimento da safra que promete ser recorde e a mais importante da história. Serão mais de cem dias de viagens pelas estradas brasileiras, totalizando 25 mil quilômetros. Durante o trajeto também vão ser realizados dias de campo com técnicos da Embrapa e do Senar.
Duas caminhonetes percorrerão os principais Estados produtores de soja do país, acompanhando e registrando em detalhes tudo o que acontece na maior safra brasileira do grão de todos os tempos. A bordo, uma equipe formada por jornalistas, representantes da Aprosoja, pesquisadores da Embrapa e técnicos do Senar. Todos juntos com a missão de coletar informações e orientar os produtores sobre os problemas nas lavouras, desde o plantio até a colheita.