Escoamento de Campos Novos (SC) sofre com tráfego das estradas federais

Engarrafamentos de até 30 quilômetros encarecem custos com freteO Projeto Soja Brasil visitou Campos Novos, em Santa Catarina, para saber quais os desafios logísticos enfrentados pelo município. Mais uma vez, o que se encontrou foram prejuízos por causa de vias de escoamento despreparadas para receber a produção local. O secretário de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Vilibaldo Erich Schmid, conversou com Kellen Severo sobre o entroncamento em que Campos Novos fica, em relação às rodovias federais.

Schmid explicou que a cidade está no caminho das estradas BR 470 e BR 282, por onde circulam produções do Rio Grande do Sul e da região Oeste:

– Quando há esse encontro, nós sentimos dificuldades de chegar aos portos. No caminho inverso, nós temos o transporte dos fertilizantes que em razão da BR 280, que liga a BR 101 até o Porto de São Francisco, nós temos congestionamentos que vão até 30 quilômetros.

Ele diz que isso dificulta a logística de Campos Novos e encarece os custos de produção, uma vez que a cidade vive um momento positivo na produção de grãos e importação de fertilizantes.

O secretário lembra que governo de Santa Cataria fez há poucos dias um convênio a nível federal para licitação do trecho da BR 280, que liga o Porto de São Francisco até a BR 101. A outra etapa será de Navegantes até Gaspar.

– E estamos torcendo para que ela chegue até Campos Novos nos próximos anos, para que a gente possa reduzir os custos e que o agricultor tenha um resultado compatível – afirma Vilibaldo Schmid.

Clique aqui para ver o vídeo