>> Acesse o site especial do Canal Rural Na Estrada
No programa, você verá que os grãos produzidos no norte e no oeste paranaense chegam de formas diferentes ao porto, e quem leva a melhor é o norte. Enquanto o oeste do Estado é refém das estradas e do valor mais alto pago pelo frete, o norte utiliza a malha ferroviária para escoar boa parte de sua produção.
O Na Estrada também mostrará as consequências da supersafra de grãos atual para o porto de Paranaguá, por onde passam 5 mil caminhões por dia. Caminhoneiros perdem tempo esperando no pátio de triagem do porto e na fila para descarregar. E a perspectiva não é boa segundo o assessor técnico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) Nilson Camargo:
– O país vem aumentando sua produção agrícola e aumentando sua produção de granel. A cada ano que passa, a situação vai ficando mais complicada – afirma Camargo.
O Canal Rural Na Estrada vai ao ar no sábado, dia 29, às 12h30min. O programa será reprisado no domingo, dia 30, também às 12h30min, e na sexta, dia 5 de julho, às 11h. Não perca!
>> Assista às outras chamadas da edição do próximo fim de semana